Divino e Delicioso: A Incrível História do Mousse de Chocolate e uma Receita Irresistível!

Ontem, 7 de julho foi o Dia do Chocolate e eu passei pensando em colocar uma receita fácil que pudesse fazer seu dia mais feliz. E, claro, esqueci! Mas como para chocolate não há hora, ocasião e nem dia, vou compartilhar uma receita de Mousse de Chocolate Preto e Branco (para fugir do padrão) que é super fácil e excelente para qualquer momento. Mas antes, vamos entender que um mousse não é apenas um mousse? rs

Publicidade

Origem do Mousse

Eu acho bem curioso quando falamos sobre “origem” de uma comida, porque é tão relativo, né? Eu viajo muito nessa questão, imaginando se realmente surgiu como a gente descobre pela história que nos contam. Mas como é o que temos, aqui está o que consegui levantar sobre essa espuminha de “meu Deus”:

A origem do mousse é no século XVIII, na França. A palavra “mousse” em francês significa “espuma“, o que faz todo sentido ao descrever a textura leve e aerada dessa sobremesa. Acredita-se que o mousse tenha sido criado pelos chefs franceses, que buscavam uma forma de adicionar uma textura suave e cremosa aos seus doces.

Publicidade

Inicialmente, o mousse era preparado apenas com clara de ovo batida em neve, açúcar e chocolate. No entanto, ao longo dos anos, a receita evoluiu e se tornou mais diversificada, com diferentes variações de sabores, como frutas, café e caramelo.

Uma das características marcantes do mousse é a sua versatilidade. Além de ser uma sobremesa deliciosa, ele também pode ser usado como recheio de bolos, tortas e outras preparações. Sua textura suave e sabor intenso de chocolate conquistam os paladares ao redor do mundo. Podendo ter uma infinidade de combinações, sendo servido com frutas, biscoitos, castanhas, com drinks… o verdadeiro “o céu é o limite“.

O mousse de chocolate preto e branco, como a receita que vou te passar abaixo, combina perfeitamente a intensidade do chocolate preto com a doçura e suavidade do chocolate branco. Essa combinação de sabores contrastantes proporciona uma experiência sensorial única e encantadora.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a história e curiosidade do mousse, é hora da receita para você já aproveitar e fazer ainda hoje.

Mousse de Chocolate Preto e Branco

Ingredientes:

  • 200g de chocolate preto
  • 200g de chocolate branco
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 200ml de creme de leite fresco
  • Raspas de chocolate para decorar

Instruções:

  1. Comece derretendo o chocolate preto e o chocolate branco separadamente, em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.
  2. Separe as claras das gemas dos ovos. Em uma tigela, bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem firmes. Adicione duas colheres de sopa de açúcar e bata novamente até obter um merengue firme.
  3. Em outra tigela, bata as gemas com as duas colheres de sopa restantes de açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione o extrato de baunilha e misture bem.
  4. Divida o creme de leite fresco em duas partes iguais. Adicione metade ao chocolate preto derretido e a outra metade ao chocolate branco derretido. Misture bem cada um dos chocolates até obter uma consistência homogênea.
  5. Adicione metade do merengue de claras ao chocolate preto e a outra metade ao chocolate branco. Misture delicadamente até incorporar completamente.
  6. Agora, em um recipiente de vidro ou taças individuais, faça camadas alternadas de mousse de chocolate preto e branco. Repita até que todo o mousse seja utilizado.
  7. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até que a mousse esteja firme.
  8. Antes de servir, decore com raspas de chocolate por cima.

Agora é só saborear essa deliciosa sobremesa de mousse e ir adaptando de acordo com sua preferência.

Ah, para os mais fitness, tem um flash post no Instagram com uma receita de fake mousse que fica uma delícia também. Vale a pena conferir.

Publicidade

Aproveite!

Chicca Trends

Publicidade