Pocket-Post: As Linguagens do Amor – Descubra a sua e fortaleça seus relacionamentos

Vocês acharam mesmo que esse blog fugiria da temática mais atual de todas e não falaria sobre as “Linguagens do Amor”?

Logo que ouvi falar sobre, eu acreditei ser uma grande bobagem, mas depois fui lendo uma coisa aqui e outra ali e comecei a entender e ver que realmente há um sentido. Bem, você já reparou que algumas pessoas parecem se sentir mais amadas quando recebem presentes, enquanto outras preferem palavras de afirmação? Essa diferença na forma como as pessoas demonstram e recebem amor é o que Gary Chapman, autor do best-seller “As Cinco Linguagens do Amor“, define como as linguagens do amor.

No livro, Chapman identifica cinco maneiras principais pelas quais as pessoas expressam e sentem amor, que são:

1. Palavras de Afirmação: Elogios, encorajamento e palavras de apreço são essenciais para quem tem essa linguagem do amor. Frases como “eu te amo”, “você é incrível” e “estou orgulhoso de você” são como música para seus ouvidos.

2. Tempo de Qualidade: Para quem valoriza essa linguagem, o que importa é a atenção total e dedicada. Um jantar romântico, um piquenique no parque ou simplesmente um bate-papo sem distrações são demonstrações de amor que realmente tocam o coração.

3. Presentes: Presentes não precisam ser caros ou extravagantes para quem tem essa linguagem do amor. O que importa é o simbolismo e o carinho demonstrado na escolha do presente. Um buquê de flores colhidas no jardim ou um livro que a pessoa mencionou ter interesse podem ser presentes perfeitos.

4. Atos de Serviço: Essa linguagem do amor se traduz em ações que facilitam a vida da pessoa amada. Fazer as tarefas domésticas, cuidar das crianças ou preparar o jantar são formas de demonstrar amor e cuidado que falam mais alto do que qualquer palavra.

5. Toque Físico: Abraços, carícias e beijos são essenciais para quem tem essa linguagem do amor. O toque físico demonstra afeto, segurança e conexão emocional.

É importante lembrar que todos nós temos um pouco de cada linguagem do amor, mas geralmente uma ou duas se destacam mais. Descobrir qual a sua linguagem do amor e a do seu parceiro (ou de outras pessoas importantes em sua vida) é o primeiro passo para construir relacionamentos mais fortes, saudáveis e duradouros.

Dicas para descobrir sua linguagem do amor

  • Reflita sobre o que te faz sentir mais amado(a).
  • Preste atenção ao que você costuma fazer para demonstrar amor aos outros.
  • Faça o teste online gratuito disponível no site do Dr. Gary Chapman (https://5lovelanguages.com/).

Fortalecendo seus relacionamentos com as linguagens do amor

  • Aprenda a falar a linguagem do amor do seu parceiro: Esforce-se para demonstrar amor da maneira que ele ou ela mais aprecia.
  • Comunique suas necessidades: Explique ao seu parceiro qual a sua linguagem do amor e como você se sente mais amado(a).
  • Seja paciente: Mudar hábitos e aprender uma nova forma de comunicar amor leva tempo.
  • Celebre as diferenças: As diferentes linguagens do amor enriquecem o relacionamento.

Para se aprofundar no tema

Amar e ser amado é uma das necessidades básicas do ser humano. Ao aprendermos a falar as linguagens do amor das pessoas que amamos, construímos relacionamentos mais saudáveis, felizes, duradouros e compreensíveis.

With love,

Chicca Trends